Afinal, os Suplementos para Perder Peso Funcionam Mesmo?

Quando o verão se aproxima e as temperaturas sobem, é quando as pessoas começam a se preocupar mais em perder peso. Isso leva muita gente a embarcar em dietas impossíveis e comprar todo o tipo de produtos “milagre”, sem ter em conta uma visão mais integradora do corpo humano e da saúde. Na verdade, o objetivo não deve ser perder peso, mas sim manter um estilo de vida saudável, de forma continuada, e assim alcançar o peso ideal de uma forma equilibrada e orgânica.

suplementos para perder peso

Um dos métodos mais usados para perder peso são os suplementos nutricionais ou alimentares, e o seu crescimento tem se mantido em alta durante os últimos anos em vários países. Por isso, e com o objetivo de entender os hábitos de consumo e a popularidade desses produtos entre os consumidores, o portal de produtos naturais Recentemente, foi realizado um estudo, baseado em informações obtidas de uma amostra representativa de seus usuários.

Uma das conclusões que se desprende deste estudo é que 1 em cada 3 pessoas que consome suplementos nutricionais para perder peso, por trás do exercício físico e a dieta equilibrada, como métodos preferidos. Apenas 5% recorrem aos suplementos para emagrecer como o único método, o que são boas notícias, tendo em conta que estes não devem jamais substituir uma dieta variada. Por último, a combinação de dieta e de suplementos dietéticos é a opção favorita para 40% dos entrevistados.

 Mas, se apenas um terço das pessoas, consome suplementos alimentares para perder peso, isso significa que existem cerca de 70% de pessoas que desconhecem os benefícios dos produtos naturais para emagrecer? Embora o crescimento do consumo desses produtos tem aumentado ano após ano a nível global, ainda se percebe certa desconfiança face aos seus benefícios.

 O que diz a ciência sobre os suplementos para perder peso?

O que diz a ciência sobre a sua eficácia? Diversos estudos avaliam as propriedades de muitos produtos naturais para perder peso. Por exemplo, a ANVISA aprovou alegações de saúde para produtos como o slimcaps e o quitoplan (também chamado quitosana) para perder peso, em combinação com uma dieta baixa em calorias, e para manter os níveis de colesterol normais no sangue.

 Também o Centro de Pesquisas de plantas Medicinais considera os efeitos positivos de determinados componentes para perder peso. É o caso, por exemplo, a faseolamina, que ajuda a reduzir o peso corporal, a garcinia cambogia, pequeno fruto em forma de abóbora, que ajuda a manter o peso estabelecido graças ao seu efeito saciante, o chá verde e o seu efeito sobre a gordura abdominal e a alcachofra com sua ação depuradora.

O que há que ter em conta na hora de consumir suplementos para emagrecer?

Infelizmente, não há milagres, assim que o primeiro de tudo é usar o senso comum. Como vimos, a ciência comprova o consumo de certos produtos naturais e suplementos para perder peso, mas não podem ser substitutos de uma dieta equilibrada, ou de um estilo de vida saudável, mas que atuam como coadjuvantes, ou seja, que atuam como complementos, mas nunca como substitutos.

Também há que ter em conta que cada pessoa é diferente, por isso que um profissional poderá indicar o melhor caminho em função de nossas necessidades individuais de dieta e suplementação. O que funciona para uma pessoa, não tem por que funcionar para outra, por isso, um profissional pode aconselhá-lo em função de tudo o que VOCÊ precisa.

Também é importante consumir produtos de qualidade, com fornecedores, com uma boa trajetória no mercado que chegam ao mercado produtos com boa reputação. Por último, mas parece muito óbvio, é importante respeitar as doses marcadas para cada produto para perder peso e ler bem os rótulos, para nos assegurarmos de que não somos hipersensíveis a qualquer dos ingredientes.

Veja também: Remédios caseiros para secar barriga

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *